{"id":1703,"date":"2020-08-12T10:40:11","date_gmt":"2020-08-12T13:40:11","guid":{"rendered":"https:\/\/converlab.com.br\/?p=1703"},"modified":"2023-01-20T19:32:23","modified_gmt":"2023-01-20T22:32:23","slug":"leads-para-franquias-qualidade-x-quantidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/converlab.com.br\/sem-categoria-pt\/leads-para-franquias-qualidade-x-quantidade\/","title":{"rendered":"Leads para franquias: Qualidade x Quantidade"},"content":{"rendered":"

Captar muitos leads n\u00e3o \u00e9 garantia de muitas vendas. Na verdade, o importante \u00e9 trabalhar com leads qualificados para ter sucesso! Entenda melhor.<\/strong><\/p>\n

Ao come\u00e7ar a investir em estrat\u00e9gias de marketing digital, muitos franqueadores fixam a ideia de que \u00e9 preciso ter muitos leads para escalar o seu neg\u00f3cio. Contudo, o que aumenta as chances de sucesso de uma opera\u00e7\u00e3o \u00e9 uma estrat\u00e9gia de capta\u00e7\u00e3o de leads bem definida, planejada e que visa qualidade em vez de quantidade.<\/p>\n

De fato, quando pegamos uma grande lista de leads, imaginamos que ali h\u00e1 centenas de potenciais franqueados. Por\u00e9m, quando n\u00e3o sabemos exatamente a inten\u00e7\u00e3o daquele contato, podemos passar muito tempo contatando ou nutrindo um lead que n\u00e3o tem o menor desejo de se tornar um franqueado da sua marca.<\/p>\n

Por isso, trabalhar com leads qualificados \u00e9 muito mais eficiente do que ter uma grande quantidade de contatos. Para entender melhor sobre esse assunto e como \u00e9 importante qualificar os leads, leia este conte\u00fado at\u00e9 o final.<\/p>\n

A import\u00e2ncia da qualifica\u00e7\u00e3o dos leads<\/h2>\n

Quando uma franqueadora come\u00e7a a prospectar e capturar leads atr\u00e1s apenas de volume, sem qualquer estrat\u00e9gia, n\u00e3o h\u00e1 nenhuma garantia de que esses contatos est\u00e3o realmente interessados em investir na sua franquia. Mas, se essa franqueadora tra\u00e7a uma boa estrat\u00e9gia e prospecta leads mais qualificados, sabemos que esses contatos j\u00e1 possuem algum interesse maior ou identifica\u00e7\u00e3o com o neg\u00f3cio e quer informa\u00e7\u00f5es mais detalhadas sobre a franquia em quest\u00e3o. Nesse caso, marketing e vendas devem trabalhar em conjunto para mostrar aos leads que sua franquia \u00e9 a melhor op\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Assim, deve-se construir estrat\u00e9gias em conjunto para cria\u00e7\u00e3o de conte\u00fado rico, an\u00fancios segmentados, fluxo de nutri\u00e7\u00e3o de e-mails e abordagens do setor de vendas no momento certo, a fim de garantir maiores chances de vendas da sua franquia.<\/p>\n

Vantagens de trabalhar com leads qualificados<\/h2>\n

Quando falamos que \u00e9 importante trabalhar com os leads qualificados, n\u00e3o significa que sua empresa n\u00e3o deve ter estrat\u00e9gias para captar novos leads e aumentar a sua base. Na verdade, investir em a\u00e7\u00f5es dos leads qualificados traz resultados mais r\u00e1pidos e foca aten\u00e7\u00e3o do time de vendas em potenciais clientes. Veja outras vantagens:<\/p>\n

    \n
  • o lead qualificado j\u00e1 entra em contato com a empresa sabendo o que quer, pois j\u00e1 tem suas prefer\u00eancias definidas e budget de investimento;<\/li>\n
  • o vendedor passa menos tempo negociando, diminuindo o custo de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes, convertendo mais. Ou seja, o lead quente custa menos em todas as etapas do funil;<\/li>\n
  • aumento da produtividade das equipes com as metas alinhadas entre marketing e vendas.<\/li>\n<\/ul>\n

    Assim, com a gera\u00e7\u00e3o de leads qualificados, \u00e9 poss\u00edvel que o setor de vendas foque a aten\u00e7\u00e3o apenas em contatos que j\u00e1 est\u00e3o no fundo de funil, enquanto o setor de marketing faz o processo de atra\u00e7\u00e3o e nutri\u00e7\u00e3o de topo e meio de funil.<\/p>\n

    As estrat\u00e9gias para atrair leads mais qualificados<\/h2>\n

    Para se atrair potenciais franqueados \u00e9 preciso criar alguns crit\u00e9rios de capta\u00e7\u00e3o e qualifica\u00e7\u00e3o. Comece separando os contatos existentes em tr\u00eas categorias. O primeiro est\u00e1gio s\u00e3o os leads qualificados que devem ser passados para o setor de vendas o quanto antes. Eles j\u00e1 demonstraram inten\u00e7\u00e3o de compra, se cadastraram em uma landing page, agendaram uma reuni\u00e3o ou pediram mais informa\u00e7\u00f5es sobre a franquia.
    \nO outro grupo s\u00e3o aqueles leads que podem se tornar potenciais clientes, pois possuem caracter\u00edsticas do seu cliente ideal, mas ainda n\u00e3o est\u00e3o no momento certo de investir, por diferentes raz\u00f5es.<\/p>\n

    Por fim, os contatos que consomem o seu conte\u00fado, mas que n\u00e3o se encaixam no seu tipo de cliente, que s\u00e3o pessoas curiosas ou que confundem o an\u00fancio da venda de franquia com o produto final que a franquia vende. Assim, n\u00e3o vale a pena nutrir esse contato para pass\u00e1-lo para os pr\u00f3ximos est\u00e1gios do funil.<\/p>\n

    Veja estrat\u00e9gias pr\u00e1ticas para atrair leads mais qualificados.<\/h2>\n

    Defina o ICP da sua franquia<\/h3>\n

    O Ideal Customer Profile (ICP) significa Perfil do Cliente Ideal, em portugu\u00eas. Antes de come\u00e7ar a prospectar e capturar leads, \u00e9 importante definir o cliente ideal e criar a\u00e7\u00f5es a partir disso. A melhor maneira \u00e9 fazer uma an\u00e1lise dos clientes anteriores e encontrar pontos em comum. Por exemplo, a maioria dos franqueados da minha empresa s\u00e3o homens, entre 35 e 50 anos, que possuem ensino superior e t\u00eam uma renda mensal entre R$ 5 mil a R$ 10 mil reais. Essa defini\u00e7\u00e3o j\u00e1 dar\u00e1 um norte tanto para o tipo de conte\u00fado quanto abordagem e melhores redes para prospec\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

    Invista em estrat\u00e9gias digitais<\/h3>\n

    Ser\u00e3o necess\u00e1rias estrat\u00e9gias que garantir\u00e3o a capta\u00e7\u00e3o dos leads, sempre trazendo prospects interessados por meio de conte\u00fado no blog, redes sociais e outros mecanismos de atra\u00e7\u00e3o. Se a sua marca n\u00e3o tiver equipe exclusiva para isso, \u00e9 importante terceirizar essa fase para empresas especialistas. Nesse caso, a ag\u00eancia poder\u00e1 entregar os leads qualificados ao seu setor de vendas, facilitando todo o processo de capta\u00e7\u00e3o e nutri\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

    Automatize o seu processo de vendas<\/h3>\n

    Pior do que n\u00e3o ter leads qualificados \u00e9 ter os contatos, mas n\u00e3o conseguir administr\u00e1-los corretamente. Assim, \u00e9 importante que o setor de vendas utilize um bom software de Customer Relationship Management (CRM) para automatizar os contatos do seu pipeline. Dessa forma, os contatos ir\u00e3o para o seu CRM de forma autom\u00e1tica e ser\u00e1 poss\u00edvel criar automa\u00e7\u00f5es personalizadas para nutri\u00e7\u00e3o e convers\u00e3o do lead. Quando o lead j\u00e1 estiver bem qualificado, o setor de vendas pode entrar em contato e dar prosseguimento nas negocia\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

    Portanto, depois de ler esse conte\u00fado podemos perceber que quando se trata de leads, a qualidade \u00e9 muito mais importante que a quantidade. Ou seja, quanto mais os seus contatos estiverem qualificados, menor ser\u00e1 o tempo que eles permanecer\u00e3o na jornada de compras e maior ser\u00e3o os resultados do time de vendas. Al\u00e9m disso, \u00e9 importante planejar e criar estrat\u00e9gias de qualifica\u00e7\u00e3o de lead, para que o time de vendas entre em contato apenas com quem \u00e9 um potencial cliente e j\u00e1 est\u00e1 pronto para a convers\u00e3o.<\/p>\n

    Gostou do nosso conte\u00fado? Ainda tem alguma d\u00favida sobre esse tema? Deixe o seu coment\u00e1rio no post!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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