Qual o melhor canal para captação de leads para franquias?

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Qual o melhor canal para captação de leads para franquias?

É possível captar leads utilizando Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, mas qual desses é o melhor canal para captação de leads? Gerar leads é fundamental para qualquer empresa que queira crescer. Contudo, essas ações não são simples de serem feitas e é preciso estudo e conhecimento da persona a fim de escolher o melhor canal de captação de leads. Atualmente, é possível fazer prospecção por meio do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads, mas como saber qual a melhor opção?

No caso das franquias, as estratégias de captação de leads dirão muito sobre o quanto as marcas crescerão e expandirão os seus negócios. Os processos de geração de leads demandam muito tempo e investimento das equipes internas de marketing e vendas. Por isso, é importante fazer as contas para ver se insistir em uma equipe interna vale a pena, bem como saber quais são os canais disponíveis para prospecção e os motivos para escolher cada um deles.

Se você se interessou pelo assunto e quer descobrir qual o melhor canal para captação de leads, continue lendo este conteúdo!

Por que é importante ter uma estratégia de captação de leads?

Em outros mercados, quando o valor do produto ou serviço vendido é baixo, é possível apenas investir em ações mais pontuais do marketing, como anúncios em redes sociais, promoções no site ou ainda oferecer cupons de desconto. Contudo, quando o investimento no produto ou serviço é mais substancial ou há uma parceria a longo prazo, como no caso das franquias, é importante ter estratégias de captação de lead certeiras.

São essas ações que possibilitarão a sua marca criar uma estratégia de prospecção ativa. No marketing, chamamos essa estratégia de funil de vendas. Ou seja, é necessário que um grande número de usuários entre no topo desse funil — acesse seu site, leia seu conteúdo, conheça suas redes sociais, entre no seu fluxo de e-mails — para que alguns continuem nesse fluxo e, ao final, se tornem clientes.

Portanto, é fundamental que todos os meses novos contatos interessados em se tornar franqueados cheguem até a sua empresa e sejam nutridos com informações e conteúdos úteis, que os ajudem nessa decisão. Assim, é fundamental ter uma estratégia para essa captação, criando anúncios nas plataformas mais adequadas, bem como organizando um funil de vendas com todas as informações dos prospects.

Quais as principais diferenças das plataformas de captação de lead?

É importante que o gestor compreenda que a escolha do melhor canal para fazer anúncios e captar leads tem relação com uma série de fatores. A maturidade do lead deve ser levada em conta, os valores de investimento disponíveis para anúncio, o perfil da sua marca, se trata-se de uma franquia começando a expansão ou se é uma marca que já tem um número significativo de franqueados, entre outros detalhes.

Ressaltamos ainda que uma marca pode usar todos esses canais, mas os objetivos de campanha e o público-alvo podem e devem ser diferentes, bem como a fase do funil de vendas. Conheça melhor cada plataforma e veja em quais casos elas são indicadas.

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma que permite que seu anúncio seja veiculado em vários locais. Por exemplo, a cada busca feita no Google são oferecidos ao usuário alguns anúncios que podem aparecer no topo da tela ou nos últimos resultados ao rolar a página para baixo. Além disso, também é possível criar anúncios para serem veiculados em outros canais do próprio Google, como no YouTube e em outros sites parceiros. Essa opção é vantajosa para atrair possíveis clientes que já tem uma ideia do que querem. Nesse caso, dizemos que são os leads quentes ou que estão no fundo do funil.

Esse contato comumente já tem em sua mente o que procura. Ele já conhece o funcionamento de uma franquia, já tem o dinheiro para investir ou ao menos parte dele, mas ainda está buscando a melhor opção. Assim, anúncios com gatilhos de escassez ou urgência podem ser efetivos, pois ajudam o usuário a tomar uma decisão rapidamente. Assim, podemos dizer que essa plataforma é um bom canal para atrair leads mais qualificados.

Contudo, a quantidade de leads pode ser menor e os valores de cliques podem ser mais caros, pois o usuário já está bem suscetível a conversão.

Facebook e Instagram Ads

Embora sejam redes sociais diferentes, os anúncios das duas plataformas são criados no gerenciador de anúncios do Facebook, pois a rede do Mark Zuckerberg também é proprietária e interligada ao Instagram. Para essas redes, os anúncios devem ter focos no topo e meio de funil. Ou seja, por serem redes mais espontâneas e não tão voltadas a negócios, o usuário enquanto navega, não está tão preocupado em fechar novos negócios e realizar esse tipo de tomada de decisão.

Nesse caso, é interessante fazer anúncios para contatos que desejam empreender e não sabem por onde começar ou pessoas que não estão satisfeitas em seus empregos e têm o desejo de serem donos do próprio negócio. Um ebook com informações falando sobre as vantagens de abrir uma franquia seria um tipo de conteúdo interessante para gerar interesse e começar a nutrir esse contato.

LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para negócios. Por isso, nessa rede, os usuários estão totalmente focados em suas carreiras e em novos negócios. É possível prospectar no LinkedIn participando de grupos e fomentando discussões, mas a plataforma também oferece uma opção paga, chamado Sales Navigator. Essa ferramenta é específica para potencializar a busca de oportunidades e ajuda na segmentação para encontrar tomadores de decisão e pessoas com maior potencial de conversão no seu segmento.

É uma plataforma bastante conhecida em negócios B2B, sendo utilizada para construir estratégias de social selling. A cobrança não se dá por anúncios específicos, paga-se o valor mensal de R$ 239,00 para usar a plataforma e todas as suas funcionalidades. Além disso, a ferramenta é bastante completa trazendo opções de integrações com Customer Relationship Management (CRM) e um banco de dados robusto que deixa a segmentação bem rica. Assim, é possível fazer pesquisas avançadas sobre o lead utilizando palavras-chave, localidade, setor e enviar mensagens diretas para esses contatos.

Por esses motivos, esse canal é interessante para franquias que demandam um investimento maior, que já estão bem segmentadas no mercado e para potenciais clientes com poder aquisitivo mais alto. Portanto, podemos dizer que o LinkedIn é uma ferramenta interessantíssima para captação de leads.

Enfim, em uma estratégia de marketing, é importante entender os canais disponíveis e selecionar aqueles que mais se enquadram nas suas necessidades em determinado momento.

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